Acontece

Estudantes da FEELT conquistam primeiro lugar na maior competição de foguetes e satélites da América Latina

Testes em segurança foram feitos com os bombeiros de Uberlândia e o com o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada
por Lorenna Aparecida da Silva Blanco
Publicado: 15/01/2026 - 14:18
Última modificação: 15/01/2026 - 14:19

A Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial (Epta) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) alcançou o primeiro lugar na categoria de foguete de propelente sólido com apogeu de 500 metros, na Latin America Space Challenge (Lasc), a maior competição de foguetes e satélites da América Latina. O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, em Iacanga (SP), e contou com a participação de 104 equipes de 10 países diferentes, o que resultou em 173 missões, sendo 107 de foguetes e 66 de satélites.

Os estudantes desenvolveram um foguete chamado “Nashira” para atingir um apogeu de 500 metros. Para isso, eles utilizaram um motor de propelente sólido, com uma estrutura aerodinâmica que garante estabilidade durante o voo.

O docente do curso de Engenharia Mecânica da UFU, Alexandre Zuquete, é o orientador da Epta e explicou como foi a construção do material: “A criação do foguete envolve, primeiramente, a definição do apogeu (altitude alvo). Em seguida, são projetadas e simuladas todas as peças que, por fim, são fabricadas.” Todo o material foi desenvolvido na UFU: “As peças metálicas foram usinadas em laboratórios da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec). Já as em fibra de vidro os próprios alunos desenvolverem. A parte eletrônica também foi projetada pelos estudantes e fabricada em laboratórios parceiros da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt)”, conta o docente. 

A participante da equipe e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFU, Giovana Porto, disse como a união do grupo contribui para o resultado na competição: “A preparação da equipe para o Lasc foi fruto de um trabalho sólido, organizado e conduzido com maturidade. Cada integrante conhecia profundamente suas responsabilidades e, juntos, formaram um grupo coeso.”

Zuquete explica como estão os preparativos para as próximas competições: “Nossa ideia é projetar um novo foguete com apogeu de 1 km, otimizando as peças para ficarem mais leves, fazer mais testes para validar o sistema de recuperação com paraquedas e ter mais precisão em atingir o apogeu.”

 

Conheça a equipe

A Epta é composta por 56 estudantes dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Engenharia Biomédica e Sistemas de Informação da UFU. A equipe é dividida em aeroframe, propulsão, recuperação, aviônica, payload, gestão de projetos, marketing, gestão de pessoas, entertainmentlearning, financeiro e pesquisa. 

Por: Isabela Souza, via Comunica UFU