Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Avaliação Fora de Época e Faltas (Telecom Patos)

1. Perdi uma prova, o que eu faço?

Resposta: Em algumas situações previstas em lei, como por motivos de saúde, é possível pedir nova atividade avaliativa. É necessário apresentar a documentação ao professor da disciplina, só em caso de recusa, a documentação deve ser enviada à coordenação. No caso de saúde, é obrigatório a apresentação do atestado para o referido dia.

 

2. O atestado abona falta?

Resposta: Não, atestado apenas obriga o professor a repor a atividade avaliativa. Não é possível abonar falta e nem reapresentar conteúdo.

 

3. O que é o Regime Especial de Aprendizagem?

Resposta: Em alguma situações específicas, como quando o atestado for superior à 10 dias e não houver incapacidade de aprendizado, pode ser solicitado o Regime Especial de Aprendizagem. Neste caso, as faltas podem ser abonadas durante a vigência do atestado e as avaliações podem ser realizadas após o período de afastamento. O professor monta um pequeno plano de estudos, mas é responsabilidade do aluno ir atrás e estudar. Um exemplo comum, é quando o aluno quebra a perna e está impossibilitado de se deslocar por um mês, podendo solicitar o Regime para não perder o semestre. Contudo, deve-se  atentar as regras do Regime Especial, uma delas é que só podem ser ofertadas para disciplinas com prática, com autorização do Colegiado do Curso. Consulte as Normas de Graduação para mais Informações.

Formulários e Processos (Telecom Patos)

Todos os formulários e processos se encontram no site do curso. Aqui, apenas reunimos os links para facilitar o acesso.
 

- Agendamento Banca de Projeto de Final de Curso II _ PFCII

- Atestado de matricula validável

- Declaração de realização de prova para dispensa no estágio supervisionado

- Dilação de prazo para integralização curricular

- Equivalência de disciplinas cursadas externamente à UFU

- Estágio Supervisionado:    * Documentos para oficialização do estágio supervisionado

                                              * Formulário de Avaliação do Estágio pelo Orientador de Estágio

                                              * Formulário de Avaliação do Estágio pelo Supervisor de Estágio

                                              * Formulário de Conclusão de Estágio

                                              * Formulário de Inscrição Workshop

- Histórico Escolar Validável

- Histórico Visual

- Matrícula Veteranos

- Monitoria (Edital/Inscrição/Resultado/Horário)

- Requerimento de Atividades Complementares

- Requerimento de Atividades de Extensão

- Solicitação de Colação de Grau Especial

- Tutoria Repositório UFU

Para outros requerimentos não listados, é possível realizar via Portal do Estudante ou por e-mail para coordenação (cgetpm@feelt.ufu.br). Entre em contato com a coordenação para saber a melhor forma de proceder. 

 

Estágios (Telecom Patos)

1. Quem no curso me auxilia na documentação? É o coordenador de Curso?

Resposta: Não, existe o coordenador de curso e o coordenador de estágio. O segundo é o responsável por auxiliar o aluno na documentação.

 

2. Tem a possibilidade de validar o Estágio Não Obrigatório como Obrigatório?

Resposta: Sim, desde que o estágio não obrigatório atenda aos requisitos do estágio obrigatório, principalmente em relação à carga horária integralizada do curso ao iniciar o estágio, e que o mesmo não tenha sido utilizado como carga horária em atividades complementares.

 

3. Tem a possibilidade de validar um trabalho (vínculo empregatício) como Estágio Obrigatório?

Resposta: Sim, o estudante que tiver vínculo empregatício em área correlata ao curso, o trabalho poderá ser considerado como estágio obrigatório, desde que cumpra os requisitos da Norma de Estágio do Curso sobre carga horária integralizada e apresentação de documentação.

 

4. Como validar Estágio Não Obrigatório como Obrigatório?

Resposta: Para aproveitar o Estágio Não Obrigatório como Estágio Obrigatório é necessário realizar a solicitação ao Colegiado devendo ser aprovada antes da apresentação no workshop. A requisição pode ser por e-mail ( cgetpm@feelt.ufu.br ), endereçada ao Colegiado, apresentando uma breve justificativa e apresentando os comprovantes do estágio não obrigatório.

 

5. Quais cuidados devo ter para evitar os erros mais comuns ao preencher os formulários?

Resposta:

  • Todos os documentos (formulários) devem ter os mesmos dados no cabeçalho.
  • Todos documentos devem ser do estágio obrigatório ou não obrigatório (não pode misturar).
  • Atentar para as datas de início e término de estágio, assim como a carga horária. 
  • Os relatórios de estágio devem cobrir todo o período de estágio.
  • Os documentos devem estar com todas as assinaturas, não pode haver rasuras ou edições no documento.
  • Lembre-se que o setor de estágio não aceita, em hipótese alguma, datas retroativas.
  • Não pode haver divergência nos nomes do supervisor (ver a próxima dúvida) e orientador.

 

6. O supervisor mudou desde o início do meu estágio, o que eu faço?

Resposta: Solicite um documento da empresa, em que conste a mudança do supervisor. Envie o documento ao coordenador de estágio, no momento em que for realizar o encerramento e preenchimento dos formulários.

 

7. Como eu calculo a carga horária total?

Resposta: A carga horária total deverá ser computada considerando as datas de início e término do estágio conforme o Termo de Compromisso, Aditivos, Termo de Rescisão e a carga horária que estava no Termo de Compromisso (20, 30 ou 40 horas). Não é necessário ser um valor rigorosamente preciso e sim uma estimativa baseada nas semanas de trabalho e na carga horária do documento.

 

8. Preciso apresentar no Workshop de Estágio?

Resposta: Sim, para ser aprovado na disciplina é necessário ter apresentado ao menos 1 vez no Workshop, mas enquanto estiver estagiando é necessário apresentar em todo Workshop ou ficará como "reprovado" em cada semestre não apresentado. A apresentação é simples, considere que é um breve relato em poucos minutos sobre como foi ou como está sendo o estágio para os colegas.

 

9. Apresentei no Workshop de Estágio pelo menos 1 vez, mas meu estágio finaliza antes do próximo. E agora? 

Resposta: A exigência é que tenha apresentado ao menos 1 vez no Workshop ao longo do estágio. Atendendo essa condição, é possível encerrar o estágio e não apresentar no próximo Workshop.

 

10. Devo fazer um relatório massivo de vários meses? Quantos relatórios devo fazer?  

Resposta: O relatório simplificado, deve cobrir no máximo 6 meses do estágio. Acima desse período é necessário relatórios adicionais, sendo que todo o período do estágio deve ser coberto. Exemplo, se fez 8 meses de estágio e fez um relatório pros 6 primeiros meses, tem de fazer um outro para os 2 meses restantes. 

 

11. Preciso formar, mas não apresentei no Workshop. O que eu faço?  

Resposta: Em casos excepcionais, o aluno pode solicitar ao colegiado do curso a dispensa da apresentação na data do Workshop, podendo ser proposto uma apesentação alternativa. A solicitação deve ser enviada para o e-mail da coordenação do curso.

 

Colação Especial e Antecipação (Telecom Patos)

Colação de Grau é o ato oficial, público, solene e obrigatório promovido pela UFU, em que se celebra a concessão de título obtido pelo estudante por haver integralizado o currículo do curso de graduação.

Para evitar transtornos, é necessário que o discente acompanhe as anotações na capa do histórico, pois todas as pendências são registradas lá. Também é possível gerar o ofício de pendência pelo Portal do Estudante.

Existem três possibilidades de agendamento de colação de grau: Colação de grau unificada (oficial), Colação de Grau Especial e a Colação de Grau Especial Antecipada. 

 

1. O que é e quais os tipos de colação de grau especial?

Resposta:

Colação de grau especial de acordo com o calendário: é quando o aluno concluí o curso antes do tempo ou quando não confirma a participação da colação de grau oficial. Essa colação é realizada de acordo com datas estipuladas no calendário acadêmico.

Colação de grau especial com justificativa (Colação Antecipada): pode ocorrer a qualquer tempo, independente do calendário acadêmico, desde que seja apresentado pelo aluno na hora da solicitação justificativa comprovada dessa necessidade. Ex: Aprovação em mestrado, aprovação em concurso, contratações que exijam a conclusão do curso.

 

2. Como solicitar a colação de grau especial?

Resposta: A colação de grau especial (e a antecipada) é solicitada através do portal do aluno. É necessário anexar a solicitação formal e um documento que comprove a urgência (carta da empresa condicionando a contratação, lista de arovação na pós, etc.). Se necessário, una os diversos PDFs em um único arquivo.

Importante! A opção aparece somente após a integralização total da carga horária.

 

3. Quais os documentos devem ser apresentados à coordenação?

Resposta: os documentos a serem apresentados são os mesmo para todas as colações. O aluno deve ter integralização toda a carga horária, não possuir pendência acadêmica de estágio supervisionado, estar regular nas bibliotecas UFU e UNIPAM, ter lançado o seu PFCII – Projeto de Final de Curso II no repositório UFU, não possuir pendência documental.

Dilações (Telecom Patos)

Dilação de prazo é a prorrogação do tempo máximo estipulado no Projeto Pedagógico para a integralização curricular de um curso. Sempre que o aluno ultrapassar o limite máximo, é necessário solicitar a dilação para manter o vínculo.

No PPC versão 2016, o prazo máximo são 8 anos (16 semestres) e no PPC versão 2022, são 7 anos e meio (15 semestres)

Para contabilizar os semestres, deve ser desconsiderado os períodos especiais e os semestres com trancamento total.

A tabela abaixo resume os prazos e em qual nível a solicitação é aprovada.

 

Versão do PPC

Prazo Normal

  a) Dilação menor que
50% do Máximo, 80% ou mais do curso concluído

  b) Dilação menor que
50% do Máximo
c) Dilação acima do
50% do Máximo

 

2016/1

 

 8 anos
(16 Semestres)

  17 a 24 semestres
Aprovado pela Coordenação

17 a 24 semestres
Aprovado pelo Colegiado

A partir de 25 semestres
Aprovado pelo Conselho

 

2022/2

 

7,5 anos
(15 Semestres)

  16 a 22 semestres
Aprovado pela Coordenação

16 a 22 semestres
Aprovado pelo Colegiado

A partir de 23 semestres
Aprovado pelo Conselho

A prorrogação é solicitada pelo próprio discente via portal do estudante, no seu último semestre regular.

O estudante poderá solicitar dilação de prazo antes de transcorridos 3/4 do período letivo.

Por motivo de força maior ou caso fortuito, devidamente comprovado, o Colegiado de Curso poderá aceitar o pedido de dilação feito fora do prazo. A dilação pode ser prorrogada, desde que justificada.

Enquanto estiver na situação a), é apenas necessário solicitar e justificar. Para a situação b) é exigido um planejamento de como se pretende concluir as componentes restantes.  

A situação c) é mais delicada e necessita um esforço maior na justificativa e no planejamento, tendo um risco maior de ser recusada. 

 

1. Como eu sei quantos % do curso eu concluí?

Resposta: No final do histórico escolar (textual), gerado no portal do estudante, consta o total de horas integralizadas. A conta é (total integralizado / total exigido)*100%, desconsiderando qualquer excedente que ultrapasse o mínimo exigido por categoria.

 

2. Posso fazer trancamento durante a dilação?

Resposta: Não, não é possível realizar o trancamento durante o período de dilação.

 

3. Como eu monto o Planejamento?

Reposta: Monte uma tabela, de semestres adicionais versus disciplinas. Marque uma previsão de quais disciplinas serão feitas em cada semestre, de acordo com a sua realidade/situação.

 

4. Posso solicitar mais de uma dilação de prazo?

Reposta: Não há impedimentos para solicitações adicionais, mas se o cronograma original não foi cumprido, é necessário justificar. É necessário atentar-se ao prazo máximo de dilação, acima do limite exige-se passar a decisão em instâncias superiores.

 

Iniciação Científica (Telecom Patos)

A Iniciação Científica (IC) é a oportunidade do estudante de aprofundar em um tema e entender como funcionam as pesquisas científicas. A iniciação científica é realizada de forma institucional e não é algo específico de cada curso, mas pode ser validada como horas complementares no curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas.

As informações detalhadas sobre Iniciação Científica são disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (PROPP).

Existe a modalidade de Iniciação Tecnológica (IT) que é praticamente idêntica à IC, mas possui o objetivo final de desenvolver um produto.

Todas as considerações abaixo sobre a IC, também podem ser levadas em conta para à IT.

Ambas as modalidades são regidas por editais próprios, publicados no site da PROPP.

 

1. As ICs e ITs são remuneradas? 

Resposta: Existem as duas modalidades, voluntária e remunerada. Na voluntária, a IC e a IT são consideradas no mesmo edital, não havendo diferenciação. Todos os formatos são regidos por editais.

 

2. Tem diferença entre a voluntária e a remunerada?

Resposta: Sim, de forma geral, as voluntárias são em fluxo contínuo, mas o envio da documentação ocorre em certos momentos no ano, podendo ser retroativo. Não há concorrência, apenas a formalização. Contudo, as remuneradas passam por um processo de concorrência e avaliação em várias etapas. Geralmente o edital é lançado no início do ano (por volta de março), o resultado em torno de julho/agosto e o início dos trabalhos em torno de setembro/outubro.

 

3. Qual o valor da bolsa? Posso acumular bolsas?

Resposta: Os valores dependem do edital e da agência financiadora. Com exceção das bolsas de assistência estudantil (moradia/alimentação), não é permitido o acúmulo de bolsa (com IC, Extensão, Monitoria ou outras modalidades).

 

4. Como eu começo uma IC?

Resposta: Atualmente a proposta de IC é feita pelo orientador no sistema de iniciação científica. Portanto, é fundamental conversar e estabelecer o tema com um orientador. Recomendamos verificar uma área de interesse e ou propor um tema para orientador ou verificar se o orientador já possui um tema definido. No edital de bolsas, cada orientador pode submeter apenas uma proposta de IC e uma de IT, mas pode indicar 3 alunos por projeto. No voluntário, cada orientador pode ter 2 propostas rodando simultaneamente, com até 3 alunos em cada. 

 

5. Como funciona a IC?

Resposta: De forma geral, é necessário dedicar 20 horas semanais para à IC. Mas os detalhes e a forma de trabalho, variam de orientador para orientador, assim como o local de trabalho. Muitos exigem que a jornada de trabalho seja realizada no laboratório de pesquisa. A ideia principal é despertar o interesse pela pesquisa e pelo meio acadêmico.

 

6. Qual é o prazo de uma IC? E o certificado? 

Resposta: A IC tem duração mínima de 6 meses e máxima de 1 ano. Não há limite de quantas ICs podem ser realizadas ao longo do curso. O certificado é gerado, após a entrega do relatório final, pela PROPP. 

 

7. Posso continuar o assunto da IC no Projeto Final de Curso?

Resposta: Não há nenhum impeditivo, apenas a recomendação de expandir a IC, não usando exatamente os mesmos resultados do trabalho desenvolvido na IC. 

 

Monitoria (Telecom Patos)

A monitoria é uma atividade no qual o discente regularmente matriculado, realiza atividades em uma disciplina já cursada e auxilia com atendimento aos alunos.

As informações sobre a monitoria no curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações estão disponíveis na aba de monitorias.

As informações gerais sobre monitoria estão nesse site da UFU.

 

1. Como eu faço monitoria?  

Resposta: No início do semestre, até a 2ª semana de aula, os professores são consultados sobre o interesse em ofertar monitoria para suas disciplinas e é aberto um edital, para inscrição dos interessados. Esse edital é divulgado no site, na aba de monitorias, no grupo de WhatsApp e na lista de e-mails. É necessário concorrer com outros interessados, sendo classificado pela nota na respectiva disciplina. 

 

2. Tem bolsa?

Resposta: O quantitativo de bolsas é informado à coordenação a cada semestre. A coordenação aloca as bolsas nas disciplinas que possuem muita reprovação e/ou muitos alunos matriculados no respectivo semestre. As disciplinas que a monitoria é remunerada, são claramente indicadas no edital de cada semestre.

 

3. Posso acumular bolsas?

Resposta: Com exceção das bolsas de assistência estudantil (moradia/alimentação), não é permitido o acúmulo de bolsa (com IC, Extensão ou outras modalidades).

 

4. Como funciona a monitoria?

Resposta: De forma geral, é necessário ter 12 horas livres na semana, dentre as quais 6 horas devem ser obrigatoriamente para atendimento. O aluno deve ficar de plantão no local e horário acordado com o professor. As outras 6 horas geralmente são dedicadas para estudo, reuniões e outras atividades com o professor.

 

5. Como é gerado o certificado de monitoria?

Resposta: Ao final da monitoria, o aluno deve submeter o relatório final, dentro do prazo, e ter o aceite do orientador. Após esse processo, o certificado ficará disponível no portal do estudante. Para certificados anteriores à 2023, é necessário acessar o SISGRAD.

 

6. Por que eu ainda não recebi o pagamento da bolsa?

Resposta: A bolsa só é paga após o mês trabalhado, podendo cair na conta até o décimo dia do mês seguinte.  Portanto, de forma geral, a primeira bolsa é depositada em torno de 30 a 45 dias do início da monitoria.

 

Ingressantes (Telecom Patos)

 

Bem vindo ao curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas. Aqui estão a maioria das questões feitas pelos ingressantes todo semestre. 

Aproveite para conhecer todo o site e para entrar em contato com a coordenação, se estiver com dúvidas sobre algum procedimento.

 

1. Como funcionam as disciplinas?

Resposta: O professor de cada disciplina é a autoridade máxima em relação à sua aula, a não ser que ele esteja descumprindo alguma norma, ninguém pode interferir.  O professor deve apresentar o plano de ensino na primeira semana de aula e segue esse planejamento. Para passar em cada disciplina, precisa ter nota final de pelo menos 60 pontos e obrigatoriamente, 75% de frequência. Há um choque nos primeiros períodos com as reprovações, mas é algo relativamente comum e não é o fim do curso, nem acarreta grandes problemas além de um possível atraso para formar.

 

2. Se eu reprovar em uma disciplina eu reprovo de ano?

Resposta: Não, se não houverem requisitos (como a maioria das nossas disciplinas), cada uma é independente da outra.  Ou seja, você pode estar em algum momento fazendo disciplinas do 1º que ficou devendo, cursando a maioria do 5º período e adiantando algumas do 9º período, por exemplo. Para formar, tem de cumprir todas as disciplinas, a ordem é uma recomendação baseada nos conhecimentos exigidos em cada uma e a carga de estudos.

 

3. O que é o plano de ensino?

Resposta: O professor deve apresentar o plano de ensino na primeira semana de aula aos alunos, que nada mais é que o planejamento de como vão ser as aulas, quantidade e data das avaliações, dentre outras informações. O professor precisa da anuência dos alunos e deve seguir esse planejamento durante todo o semestre. Qualquer alteração, tem de ser em comum acordo com todos os alunos matriculados e o professor. 

 

4. Há alguma coisa similar ao Colégio?

Resposta: Possivelmente a resposta é não. Não há "recreio", nem uniforme e/ou sinal. Ninguém vai ficar lembrando ou cobrando as entregas das disciplinas, nem segurando o aluno dentro de sala. Cada professor determina suas regras de boa convivência e muita coisa é resolvida na conversa entre aluno e professor, mas de forma geral, todos consideram que estão lidando com adultos que sabem as consequências das suas escolhas.  O "boletim" é o histórico escolar e pode ser gerado a qualquer momento no portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ .

 

5. Onde eu acho informações e faço solicitações?

Resposta: O site do curso é a principal fonte de informações. Mas também pode perguntar presencialmente na coordenação ou remotamente no WhatsApp da coordenação.

Em relação às solicitações, a maioria é feita via portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ ou via e-mail da coordenação cgetpm@feelt.ufu.br .

 

6. Meus pais podem fazer solicitações pra mim? Ou pedir minhas informações?

Resposta: A partir de 18 anos, todas as solicitações devem ser obrigatoriamente feitas pelo aluno, a não ser quando feitas por procuração. A coordenação não pode e não repassa informações pessoais, sem a expressa autorização do estudante. As solicitações via portal do aluno são todas realizadas sob login e senha pessoal do aluno.

 

7. Posso pedir transferência de curso?

Resposta: O processo de transferência depende dos processos definidos na instituição para onde você deseja ir. Nos processo de transferência interna na UFU, é feito edital com provas classificatórias e geralmente exigem que os alunos tenham cumprido todas as disciplinas dos 2 primeiros períodos e que não esteja no final do curso. A coordenação não tem qualquer participação nesse processo.

 

8. Como eu faço pra me candidatar para projetos?

Resposta: Assim como as disciplinas, cada projeto tem regras próprias, tanto de ingresso quanto de exigências. Caso se interesse em algum projeto, entre em contato com o coordenador do projeto ou outros alunos do projeto, para obter mais informações. A maioria dos projetos pedem que o aluno esteja pelo menos no 2º período.

 

9. Como entrar em contato e/ou receber informações?

Resposta: No nosso curso, para repasse das informações usamos a lista de emails, na qual o aluno será adicionado ao fazer o e-mail UFU e o grupo de WhatsApp (comunidade do curso - https://bit.ly/comunidade_telecom ). O grupo de alunos é para repasse de informações e o de Ingressantes para vocês perguntarem. É possível entrar em contato com a coordenação do curso por e-mail cgetpm@feelt.ufu.br ou via WhatsApp (34) 3821 0588.  Também temos o Instagram do Curso. A coordenação do curso fica no 4º andar do bloco G, sala 414.

 

10. Como fazer para ter uma declaração, comprovando que eu faço faculdade?

Resposta: É o atestado de matrícula validável, somente é possível solicitar via portal do aluno. Essa opção pode ficar indisponível ou com erro entre o término de um semestre e a data de matrícula do semestre seguinte. 

 

11. Posso trancar o curso? Como o trancamento funciona?

Resposta: Conforme as Normas de Graduação, é vedado o trancamento do curso no 1º período, a não ser em casos excepcionais com aprovação do Colegiado. O trancamento serve apenas para um semestre, é necessário matricular ou pedir novo trancamento no semestre seguinte.

 

12. Posso mudar para outro curso da UFU?

Resposta: Não é possível uma mudança direta de curso, simplesmente por escolha. Toda transferência exige participação em um processo seletivo, concorrendo nas vagas ofertadas. Ver pergunta 7.

 

13. Como posso para pegar vale transporte / gratuidade no transporte municipal (ônibus)? E se meu cartao parar de funcionar, o que eu faço?

Resposta: Em Patos de Minas, os estudantes tem direito à gratuidade no transporte público. Contudo, isso é feito diretamente na empresa Pássaro Branco. São necessários o comprovante de matrícula validável (emitido no portal do estudante), documento de identificação e comprovante de residência. É necessário renovar semestralmente a documentação na Pássaro Branco, sob o risco de ter o Cartão bloqueado. Também é necessário estar atento ao calendário dos Colégios, que é usado como referência para determinar os períodos de acesso livre.

 

14. Existe moradia gratuita para estudantes da Universidade?

Resposta: Em Patos de Minas, existem auxílios financeiros para moradia com editais da PROAE, para alunos carentes, mas não há especificamente (fisicamente) uma moradia estudantil.

 

15. Como faço para participar dos editais de assistência estudantil?

Resposta: Os editais de assistência são de responsabilidade da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e são divulgados no site do setor.

 

16. Como faço para ter acesso a Internet nos espaços do UNIPAM?

Resposta:  O acesso é criado com o e-mail institucional no início do semestre, mas demora um tempo para ser processado. Ao ter o usuário criado, em seu primeiro acesso, o aluno deve entrar no portal do Unipam e ir na opção para recuperar a senha, utilizando o e-mail institucional. O aluno receberá no e-mail, o login e a nova senha. Caso ainda esteja com problema, o aluno deve entrar em contato com a coordenação para verificar se a solicitação foi processada ou para receber instruções.

 

17. Como faço para acessar o portal do estudante?

Resposta:  O acesso é realizado com o ID UFU no site https://www.portalestudante.ufu.br/

 

18. Tem semana de saco cheio?

Resposta:  Não, não há semana de saco cheio. Os recessos e aulas seguem o calendário acadêmico, divulgado no site da UFU.

 

19. Onde são as aulas práticas?

Resposta:  As aulas práticas podem ocorrer em diversos locais. Deve-se consultar os horários de aula, que possuem indicação de onde é o local de cada disciplina. As informações sobre os locais físicos e seus endereços, estão no site do curso.

 

20. Como ingressante do primeiro período, posso faltar os 10 primeiros dias do semestre? 

Resposta:  Não, é obrigatória a presença em 75% das aulas dos 10 primeiros dias. Em caso de imprevistos excepcionais, entre em contato com a coordenação do curso.

 

21. Como criar a ID UFU? 

Resposta:  É necessário ter o seu número de matrícula e acessar o site do ID UFU. Clique em "Escolha seu vínculo com a UFU" e escolha a opção "Aluno", e informe seu número de matrícula e realize os procedimentos necessários. Quando solicitado o e-mail, é necessário ser o mesmo fornecido no ato da matrícula. Caso não lembre o e-mail utilizado ou se está apresentando erro, entre em contato com a coordenação.

 

22. Como faço para pegar assinatura no atestado de matrícula? 

Resposta:  Não é necessário. Dentro os tipos de atestados gerados no portal do estudante, para fins de comprovação em outros locais, é necessário gerar o que consta como "validável". 

 

23. Qual o mínimo de disciplinas que posso matricular? 

Resposta:  Para alunos ingressantes, é o primeiro período inteiro, com exceção de casos excepcionais justificados. Para as matriculas seguintes, é necessário estar matriculado em ao menos 2 disciplinas (3 se recebe assistência estudantil), com exceção se faltar apenas uma disciplina para finalizar o curso.

 

24. Quais materiais eu levo para as aulas?

Resposta:  Para um primeiro momento, apenas materiais para anotações. Consulte os professores de cada disciplina na primeira semana de aula, eles irão informar o que é necessário para o semestre. Em geral, não é preciso comprar nada muito específico.

 

Equivalência de Disciplinas (Telecom Patos)

 

O processo de equivalência entre disciplinas nada mais é que a solicitação para aproveitar uma disciplina cursada em outro curso ou em outra instituição, em substituição a uma disciplina do próprio curso.

Lembre sempre de conversar com o Coordenador de curso antes de cursar uma disciplina com objetivo de equivalência. É necessário ter a mesma carga horária e geralmente, usamos como referência, ter 80% da ementa da disciplina original.

Ainda, há um limite de 4 equivalências, para disciplinas cursadas externamente à UFU.

Os procedimentos para equivalência de disciplinas no curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações estão disponíveis neste link.

 

1. Como eu sei se tem 80% da ementa? 

Resposta: A função de avaliar a ementa é com o coordenador. Ele avaliará ou perguntará ao professor da disciplina sobre a ementa. A palavra do coordenador é final sobre a equivalência.

 

2. Preciso achar uma disciplina igualzinha a que eu quero?

Resposta: Não necessariamente. Podem ser combinadas diversas disciplinas para atingir os requisitos, desde que as disciplinas não tenham sido usadas para outros fins (como horas complementares).

 

3. Fiz a disciplina e não ficou "verde" no meu histórico visual. O que aconteceu?

Resposta: As disciplinas não são aproveitadas automaticamente, é necessário fazer o procedimento para solicitar equivalência, conforme indicado neste link. Recomendamos fazer ao final de cada semestre, para estar com o histórico regularizado.

 

4. Quais documentos eu preciso solicitar na instituição que fiz uma disciplina equivalente para iniciar o processo de equivalência? 

Resposta: É necessário o histórico (que deve conter os seus dados do colégio do ensino médio e o ano de conclusão), o plano de ensino da disciplina concluida, o cronograma de atividades e o contrato de serviço (se aplicável).

 

Prováveis Formandos (Telecom Patos)

 

Provável formando é o aluno que possui poucas pendências e está na iminência de formar, possuindo condições de terminar o curso no atual semestre. O aluno que se enquadra nessa situação, por norma, pode realizar algumas solicitações que permitam se formar no atual semestre.

 

1. Como sei se sou provável formando?

Resposta: É um pouco subjetivo, mas o aluno deve ser capaz de finalizar todas as pendências no semestre corrente. Por exemplo, aluno que está devendo PFC1 não é um provável formando, pois necessita de pelo menos mais 1 semestre para finalizar o PFC2. Se o aluno planeja fazer o estágio ou defender o PFC2 somente no próximo semestre, também não se enquadra como provável formando. Se somente restar poucas disciplinas, mesmo que com choque de horário, o aluno se enquadra SIM como provável formando.

 

2. Tenho poucas disciplinas restando, mas elas estão com choque de horário, como resolvo a minha situação para formar?

Resposta: O aluno deve entrar em contato com o coordenador / secretaria antes do início das aulas, para avaliar a melhor forma de resolver a situação. Após entrarem em acordo de como proceder, o aluno deverá enviar um e-mail formal para cgetpm@feelt.ufu.br , informando o nome completo, matrícula, descrevendo a sua situação e quais disciplinas estão com choque de horário, solicitando assim ao Colegiado do Curso uma solução para o problema. Esse e-mail será usado para fins de documentação e para a abertura do processo que será enviado ao Colegiado.

 

3. Como sei se tenho pendências documentais para formar?

Resposta: Os alunos que se enquadram como prováveis formandos, devem resolver pendências documentais via portal do estudante o mais rápido possível. A maioria dos casos é RG não legível, comprovante de reservista ou diferença de nome de solteiro(a)/casado(a). A lista de pendências documentais aparece no histórico escolar gerado no portal do estudante.

 

4. É a coordenação que organiza a formatura?

Resposta: Não, a coordenação apenas auxilia e orienta em relação às disciplinas e as pendências que aparecem no histórico. Não temos informações sobre os procedimentos relacionados à formatura, datas e nem temos participação na organização do evento.

 

5. Como recebo informações adicionais sobre a formatura?

Resposta: No início do semestre, a coordenação consulta os possíveis prováveis formandos e cria um grupo de WhatsApp com aqueles que tentarão formar no semestre corrente, para repasse de mais informações.

 

6. A formatura foi adiada e agora? Fico sem formar?

Resposta: Seja por motivo de greve, pandemia ou outro fator, a data da colação de grau unificada (a oficial) pode sofrer adiamentos. É raro, mas acontece. Contudo a formatura sempre ocorre em alguma data posterior, ela não é cancelada. Caso seja necessário colar grau antes da nova data, existe a possibilidade de colação especial. Veja Aqui as Dúvidas sobre Colação Especial.

 

7. Sou provável formando, mas ainda não tenho certeza se vou formar. No portal do estudante, o que devo responder? 

Resposta: Sempre marque que "SIM" sobre a participação, mesmo que tenha dúvidas. A lista de formandos é construída utilizando essa lista. É possível retirar nomes dela, mas NÃO É possível adicionar nomes posteriormente. É uma regra do setor/UFU e não depende da coordenação.

 

8. Sou obrigado a participar da formatura? 

Resposta: Sim, a participação na colação de grau é obrigatória. As únicas alternativas são a colação especial e a antecipada. Uma possui datas fixas e a outra necessita de uma justificativa, como aprovação em concurso, pós-graduação ou promoção no emprego.

Matrículas (Telecom Patos)

Os ingressantes do 1º período do curso são matriculados automaticamente, contudo, a partir do 2º período na universidade é necessário realizar o procedimento de matrícula antes do início do semestre, sob o risco de perda de vaga.

O procedimento pode ser dividido em 3 etapas que tem datas definidas previamente no calendário acadêmico da UFU:

  1. Matrícula Oficial via Portal - é a solicitação inicial realizada pelo próprio aluno, via portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ . Esse procedimento não envolve a coordenação e é processado automaticamente. O sistema tende a matricular obrigatoriamente nas disciplinas de menor período e a não mostrar disciplinas de períodos avançados. Como o procedimento é automático, as vezes disciplinas de menor período acabam ficando sem vaga por um excesso de matrícula "forçada".
     
  2. Ajuste de Matrícula via Portal - é a oportunidade para ajustar as matrículas que não deram certo no primeiro momento. Aqui é possível pedir remoção de disciplinas e adição de outras, tudo via portal do aluno. O sistema faz um pré-processamento, mas o coordenador tem oportunidade de barrar algumas escolhas. Nessa etapa também é possível fazer a solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos.
     
  3. Ajuste de Matrícula com o Coordenador -  essa etapa é manualmente feita junto com o coordenador e não é feita via portal. No nosso curso, o coordenador estabelece algumas datas, geralmente antes do início das aulas e na 1ª semana de aula, para realizar esse ajuste (presencialmente e/ou remoto). É possível adicionar ou remover disciplinas, e consertar qualquer problema que tenha ocorrido nas etapas anteriores. Esse caso, é considerado como uma matrícula extemporanea, e o aluno não possui prioridade de matrícula (por exemplo, se não houverem vagas).

 

1. Onde eu vejo se a matrícula deu certo?

Resposta: É possível via portal do aluno, olhando a situação no atestado de matrícula ou no histórico escolar. Com exceção do ajuste com coordenador, nenhuma das outras etapas ocorre imediatamente e levam dias para serem processadas.

 

2. Tem disciplinas que batem só um horário, não tem como fazer/ajeitar? 

Resposta: Não, o sistema bloqueia automaticamente. Só é possível matricular em disciplinas que não chocam nenhum horário.

 

3. Posso fazer a prática sem fazer a teórica?

Resposta: Não, as disciplinas práticas no nosso curso tem co-requisito ou fazem parte de uma só disciplina. Para matricular na prática, é necessário fazer a matrícula ao mesmo tempo a teórica ou ter passado na teórica.

 

4. Não apareceu disciplina X, Y, Z na matrícula e agora?

Resposta: As vezes acontece, por bug no sistema ou pela disciplina ser de períodos avançados. Matricule e ajuste o máximo que der e o que ficar pendente, ajusta junto com o coordenador posteriormente, sem problema.

 

5. Perdi o primeiro e/ou o segundo prazo, o que acontece agora?

Resposta: Desde que esteja no período de ajuste com o coordenador, ainda é possível matricular. Contudo, se todos os prazos se encerrarem, o aluno é considerado desistente e é aberto o processo de perda de vaga pelo setor responsável.

 

6. Não apareceu o botão para confirmar no portal durante a matrícula/ajuste, é isso mesmo?

Resposta: Sim, desde a atualização no final de 2023, o sistema do portal do aluno não possui mais o botão de confirmar. Basta mover as disciplinas para a janela de seleção.

 

7. Quais disciplinas eu escolho para fazer a matrícula?

Resposta: Não há uma resposta única, pois cada caso é um caso. Mas generalizando, procure fazer as de menor período e/ou disciplinas que iniciam cada eixo temático do curso, pois os conhecimentos delas são necessários no restante do eixo. Algumas disciplinas chaves: Circuitos Elétricos 1 e Eletrônica Analógica 1, Sinais e Sistemas, Comunicações Digitais 1, Redes de Computadores, Circuitos Elétricos Polifásicos e Eletromagnetismo. Todas as disciplinas de cálculo/matemática também são fundamentais, pois servem de base para os cálculos realizados nas disciplinas posteriores. Em caso de dúvidas, consulte o Coordenador, ele possui experiência e sabe a dificuldade de cada disciplina.

 

8. Qual o mínimo e máximo de disciplinas que posso matricular?

Resposta: O mínimo é 2 disciplinas, para manter o vínculo. O máximo, por norma, é 34 horas semanais (40h se for formando). Contudo, pensando em uma pessoa normal, com a sanidade mental em dia, recomenda-se o valor máximo de 27 horas semanais  (média de 6 a 9 disciplinas por semestre, considerando as práticas), conforme o planejado no PPC do curso.

 

9. É normal a matrícula em disciplinas de outros cursos demorar?

Resposta: Sim, o procedimento geralmente é feito pelo coordenador (no curso de destino) após processar todas as matrículas locais, para saber se há vagas. Todo processo é a critério deste mesmo coordenador, que pode recusar a solicitação. Após essa etapa, o processo volta para o coordenador do curso de origem, que também deve aprovar. Geralmente todo esse procedimento somente finaliza após início das aulas.

 

10. Alguma nova disciplina vai ser ofertada depois do período de matrícula? 

Resposta: De forma geral, não. Contudo, há uma exceção para os casos de prováveis formandos, onde o Colegiado pode autorizar e aprovar turmas extras para possibilitar a formatura do aluno no semestre atual.

 

11. Como sei se sou provável formando?

Resposta: É um pouco subjetivo, mas o aluno deve ser capaz de finalizar todas as pendências no semestre corrente. Por exemplo, aluno que está devendo PFC1 não é um provável formando, pois necessita de pelo menos mais 1 semestre para finalizar o PFC2. Para mais informações, ver as dúvidas frequentes sobre Provável Formandos.

Atividades Complementares (Telecom Patos)

 

As atividades complementares são atividades "extras" realizadas a partir do ingresso na universidade. Cada curso possui regras específicas do que é possível validar, a forma e a quantidade de horas validáveis.

No curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas, as informações sobre as atividades complementares estão na aba "Atividades Complementares" em saiba mais.

Os procedimentos de formalização estão disponíveis neste link.

 

1. Tem problema em passar de 1200 pontos?

Resposta: Não há problema em relação à pontuação total do formulário, mas o aluno deve atentar-se que há um limite de pontuação por item, que não deve ser ultrapassado.

 

2. Posso mandar em outros formatos ou de outras formas os certificados?

Resposta: Não, os arquivos devem ser em PDF, nomeados conforme as instruções e enviados por e-mail para cgetpm@feelt.ufu.br

 

3. Como eu sei se sou autor ou co-autor?

Resposta: O primeiro autor listado do artigo ou trabalho é considerado como autor principal, os demais, são considerados co-autores.

 

4. Posso usar certificados SIEX ou são todos extensão?

Resposta: Depende. Se você executou uma atividade de extensão (ministrante, colaborador, bolsista, etc.) é considerada uma atividade de extensão e não se enquadra nas atividades complementares. Contudo, se você foi o público alvo (participante, ouvinte, etc.), a atividade pode ser sim utilizada, desde que se enquadre nos itens do formulário.

 

5. Tenho uma atividade inusitada que não se enquadra em nada, o que posso fazer?

Resposta: no final do formulário, há um código ATCO de "Outros". Use esse código e sugira uma pontuação, usando como referência os demais itens do formulário. Ambos serão avaliados pelo Colegiado do curso.

 

6. Perdi o meu certificado, consigo fazer a solicitação sem ele?

Resposta: Não, as atividades apenas tem validade com os respectivos certificados ou declarações.

 

7. Posso colocar atividades que fiz na época do colégio? 

Resposta: Não, apenas atividades realizadas após o ingresso na universidade.

 

8. Fiz reentrada ou transferência, isso afeta em algo?

Resposta: Sim, cada reentrada ou transferência é contabilizada como uma nova entrada na universidade. Somente as atividades complementares realizadas após esta nova data são válidas. Isso também vale para múltiplas reentradas, valendo sempre a data da última.

Convalidação das Atividades Curriculares de Extensão (Telecom Patos)

 

No curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas é possível solicitar a convalidação de atividades de extensão realizadas durante o curso com as ACEs (Atividades Curriculares de Extensão). No nosso curso, temos 5 componentes ACEs de 60h convalidáveis, ou seja, 300h podem ser convalidadas. O ato de convalidar significa aproveitar as atividades já realizadas e lançar como a atividade solicitada, não sendo necessário cursar essas disciplinas. 

A proporção de horas é de 1:1, mas as atividades de extensão precisam ser comprovadas com certificados gerados pelo SIEX.

As normas de extensão e mais detalhes, estão na aba de extensão do curso.

As instruções para pedidos de convalidação de extensão estão nesse Link.

 

1. Qualquer certificado SIEX contabiliza como atividade de extensão?

Resposta: Não, para caracterizar como atividade de extensão é necessário que você seja o executor da ação (colaborador, bolsista, ministrante e similares). Se você foi o público-alvo da ação (ouvinte, participante, etc.), a atividade é contabilizada como Atividades Complementares.

 

2. Posso juntar vários certificados para validar a ACE ou um certificado para várias ACEs?

Resposta: Sim, o que importa é a carga horária. Se houver mais de 300 horas em um certificado, o mesmo pode ser usado para as 5 ACEs de uma vez, por exemplo. De forma análoga, 6 certificados de 10 horas podem validar uma ACE.

 

 

Como solicitar a equivalência curricular?

 

É feita via Portal do Estudante. O discente deve informar tanto o código e o nome da disciplina que cursou, quanto o código e nome da disciplina equivalente. Sem essas informações o pedido do aluno não é validado.

Quando posso solicitar a(s) equivalência(s) curricular(es)?

 

A(s) equivalência(s) curricular(es) só pode(m) ser solicitada(s) via Portal do Aluno quando a nota estiver lançada e registrada no histórico escolar do estudante.

Como fazer a entrega das Atividades Complementares?

 

O estudante precisa preencher o Formulário de Atividades Complementares, anexando os certificados, declarações e comprovantes. O Formulário das Atividades Complementares e a forma do envio é específico para cada curso da FEELT. Para saber mais, acesse o seu curso no site da FEELT (www.feelt.ufu.br) e procure na barra à esquerda por “Atividades Complementares”.

Quando fazer a entrega das Atividades Complementares?

 

Recomenda-se que a documentação seja entregue no semestre/período letivo em que o estudante for colar grau, preferencialmente com antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da data final do semestre/período letivo. Mas a partir do momento em que o discente tiver obtido a pontuação necessária, a entrega das Atividades Complementares já pode ser feita.

Renovação de matrícula

 

A solicitação de matrícula online do estudante veterano é feita via Portal do Aluno, de acordo com as datas estipuladas no calendário acadêmico da UFU.

Solicitação de ajuste de matrícula

 

O estudante que precisar de alguma alteração na sua grade de disciplinas e de horários, deve fazer o pedido via Portal do Estudante, de acordo com as datas estipuladas no calendário acadêmico da UFU.

Processamento dos ajustes de matrícula pelas Coordenações de Curso

 

Mesmo após a solicitação do ajuste de matrícula online, caso ainda exista a necessidade de realizar alteração na grade de disciplinas e horários, o discente deve ficar atento aos prazos estipulados pela coordenação do seu curso para requerer tal ajuste.

Como se matricular em TCC?

 

A matrícula nesse componente curricular NÃO é feita pelo Portal do Estudante. Ela é realizada pela entrega do Plano de Pesquisa de TCC devidamente preenchido e assinado pelo estudante e pelo orientador. A cada início de semestre, a coordenação do seu curso divulga no site da FEELT as datas que o Plano de Pesquisa deve ser entregue. Para ter acesso ao modelo do Plano de Pesquisa e saber quais os procedimentos necessários para a matrícula em TCC, acesse o seu curso no site da FEELT (www.feelt.ufu.br) e procure na barra à esquerda por “TCC”.

OBS.: Somente para os discentes do Curso de Graduação em Engenharia Biomédica a matrícula em TCC pode ser feita via Portal do Estudante.

Quando a matrícula em TCC aparecerá no meu histórico escolar?

 

A matrícula em TCC será visualizada somente após finalizado o prazo de entrega dos Planos de Pesquisa de TCC por todos os alunos. Após o recebimento dos planos, a coordenação encaminha para a Reitoria uma lista com os nomes dos estudantes que solicitaram a matrícula para que ela seja processada no histórico escolar do estudante. Esse processamento da matrícula no histórico pode demorar de 03 (três) a 15 (quinze) dias.

Quando poderei defender meu TCC?

 

A defesa do TCC acontece quando o estudante solicitou a matrícula no prazo correto e, posteriormente, faz o devido preenchimento e entrega do Requerimento de Agendamento de TCC dentro do prazo estipulado pela coordenação do seu curso. Para ter acesso ao Requerimento de Agendamento, acesse o seu curso no site da FEELT (www.feelt.ufu.br) e procure na barra à esquerda por “TCC”.

Como me matricular em estágio obrigatório?

 

A matrícula em estágio obrigatório NÃO é feita pelo Portal do Estudante. A matrícula, bem como o lançamento da nota, só é feita quando o estudante faz a entrega do relatório final para o coordenador de estágio do seu respectivo curso. Para saber quais os procedimentos necessários para iniciar o seu estágio, acesse o seu curso no site da FEELT (www.feelt.ufu.br) e procure na barra à esquerda por “Estágio Supervisionado”.

 

OBS.: Somente para os discentes do Curso de Graduação em Engenharia Biomédica a matrícula em estágio pode ser feita via Portal do Estudante.

O que posso aproveitar nas Atividades Complementares?

 

O estudante pode aproveitar somente os certificados, declarações e comprovantes emitidos a partir do seu ingresso no curso que se encontra matriculado atualmente.

Como saber o que posso utilizar nas Atividades Complementares?

 

Para cada categoria existe a pontuação máxima e as especificações do que pode ser utilizado. Para ter acesso ao Formulário das Atividades Complementares, acesse o seu curso no site da FEELT (www.feelt.ufu.br) e procure na barra à esquerda por “Atividades Complementares”.

Qual a pontuação necessária para integralizar minhas Atividades Complementares?

 

O estudante deve verificar no seu histórico escolar e procurar por “Atividades Acadêmicas Complementares” para se certificar da quantidade de horas necessárias para concluir esse requisito acadêmico. Lembrando que 120h = 1200 pontos; 150h = 1500 pontos; 180h = 1800 pontos, etc.

Quando fazer a entrega das Atividades Complementares?

 

Recomenda-se que a documentação seja entregue no semestre/período letivo em que o estudante for colar grau, preferencialmente com antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da data final do semestre/período letivo. Mas a partir do momento em que o discente tiver obtido a pontuação necessária, a entrega das Atividades Complementares já pode ser feita.

Como fazer a entrega das Atividades Complementares?

 

O estudante precisa preencher o Formulário de Atividades Complementares, anexando os certificados, declarações e comprovantes. O Formulário das Atividades Complementares e a forma do envio é específico para cada curso da FEELT. Para saber mais, acesse o seu curso no site da FEELT (www.feelt.ufu.br) e procure na barra à esquerda por “Atividades Complementares”.

Quando posso solicitar a(s) equivalência(s) curricular(es)?

 

A(s) equivalência(s) curricular(es) só pode(m) ser solicitada(s) via Portal do Aluno quando a nota estiver lançada e registrada no histórico escolar do estudante.