Bem vindo ao curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas. Aqui estão a maioria das questões feitas pelos ingressantes todo semestre.
Aproveite para conhecer todo o site e para entrar em contato com a coordenação, se estiver com dúvidas sobre algum procedimento.
1. Como funcionam as disciplinas?
Resposta: O professor de cada disciplina é a autoridade máxima em relação à sua aula, a não ser que ele esteja descumprindo alguma norma, ninguém pode interferir. O professor deve apresentar o plano de ensino na primeira semana de aula e segue esse planejamento. Para passar em cada disciplina, precisa ter nota final de pelo menos 60 pontos e obrigatoriamente, 75% de frequência. Há um choque nos primeiros períodos com as reprovações, mas é algo relativamente comum e não é o fim do curso, nem acarreta grandes problemas além de um possível atraso para formar.
2. Se eu reprovar em uma disciplina eu reprovo de ano?
Resposta: Não, se não houverem requisitos (como a maioria das nossas disciplinas), cada uma é independente da outra. Ou seja, você pode estar em algum momento fazendo disciplinas do 1º que ficou devendo, cursando a maioria do 5º período e adiantando algumas do 9º período, por exemplo. Para formar, tem de cumprir todas as disciplinas, a ordem é uma recomendação baseada nos conhecimentos exigidos em cada uma e a carga de estudos.
3. O que é o plano de ensino?
Resposta: O professor deve apresentar o plano de ensino na primeira semana de aula aos alunos, que nada mais é que o planejamento de como vão ser as aulas, quantidade e data das avaliações, dentre outras informações. O professor precisa da anuência dos alunos e deve seguir esse planejamento durante todo o semestre. Qualquer alteração, tem de ser em comum acordo com todos os alunos matriculados e o professor.
4. Há alguma coisa similar ao Colégio?
Resposta: Possivelmente a resposta é não. Não há "recreio", nem uniforme e/ou sinal. Ninguém vai ficar lembrando ou cobrando as entregas das disciplinas, nem segurando o aluno dentro de sala. Cada professor determina suas regras de boa convivência e muita coisa é resolvida na conversa entre aluno e professor, mas de forma geral, todos consideram que estão lidando com adultos que sabem as consequências das suas escolhas. O "boletim" é o histórico escolar e pode ser gerado a qualquer momento no portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ .
5. Onde eu acho informações e faço solicitações?
Resposta: O site do curso é a principal fonte de informações. Mas também pode perguntar presencialmente na coordenação ou remotamente no WhatsApp da coordenação.
Em relação às solicitações, a maioria é feita via portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ ou via e-mail da coordenação cgetpm@feelt.ufu.br .
6. Meus pais podem fazer solicitações pra mim? Ou pedir minhas informações?
Resposta: A partir de 18 anos, todas as solicitações devem ser obrigatoriamente feitas pelo aluno, a não ser quando feitas por procuração. A coordenação não pode e não repassa informações pessoais, sem a expressa autorização do estudante. As solicitações via portal do aluno são todas realizadas sob login e senha pessoal do aluno.
7. Posso pedir transferência de curso?
Resposta: O processo de transferência depende dos processos definidos na instituição para onde você deseja ir. Nos processo de transferência interna na UFU, é feito edital com provas classificatórias e geralmente exigem que os alunos tenham cumprido todas as disciplinas dos 2 primeiros períodos e que não esteja no final do curso. A coordenação não tem qualquer participação nesse processo.
8. Como eu faço pra me candidatar para projetos?
Resposta: Assim como as disciplinas, cada projeto tem regras próprias, tanto de ingresso quanto de exigências. Caso se interesse em algum projeto, entre em contato com o coordenador do projeto ou outros alunos do projeto, para obter mais informações. A maioria dos projetos pedem que o aluno esteja pelo menos no 2º período.
9. Como entrar em contato e/ou receber informações?
Resposta: No nosso curso, para repasse das informações usamos a lista de emails, na qual o aluno será adicionado ao fazer o e-mail UFU e o grupo de WhatsApp (comunidade do curso - https://bit.ly/comunidade_telecom ). O grupo de alunos é para repasse de informações e o de Ingressantes para vocês perguntarem. É possível entrar em contato com a coordenação do curso por e-mail cgetpm@feelt.ufu.br ou via WhatsApp (34) 3821 0588. Também temos o Instagram do Curso. A coordenação do curso fica no 4º andar do bloco G, sala 414.
10. Como fazer para ter uma declaração, comprovando que eu faço faculdade?
Resposta: É o atestado de matrícula validável, somente é possível solicitar via portal do aluno. Essa opção pode ficar indisponível ou com erro entre o término de um semestre e a data de matrícula do semestre seguinte.
11. Posso trancar o curso? Como o trancamento funciona?
Resposta: Conforme as Normas de Graduação, é vedado o trancamento do curso no 1º período, a não ser em casos excepcionais com aprovação do Colegiado. O trancamento serve apenas para um semestre, é necessário matricular ou pedir novo trancamento no semestre seguinte.
12. Posso mudar para outro curso da UFU?
Resposta: Não é possível uma mudança direta de curso, simplesmente por escolha. Toda transferência exige participação em um processo seletivo, concorrendo nas vagas ofertadas. Ver pergunta 7.
13. Como posso para pegar vale transporte / gratuidade no transporte municipal (ônibus)? E se meu cartao parar de funcionar, o que eu faço?
Resposta: Em Patos de Minas, os estudantes tem direito à gratuidade no transporte público. Contudo, isso é feito diretamente na empresa Pássaro Branco. São necessários o comprovante de matrícula validável (emitido no portal do estudante), documento de identificação e comprovante de residência. É necessário renovar semestralmente a documentação na Pássaro Branco, sob o risco de ter o Cartão bloqueado. Também é necessário estar atento ao calendário dos Colégios, que é usado como referência para determinar os períodos de acesso livre.
14. Existe moradia gratuita para estudantes da Universidade?
Resposta: Em Patos de Minas, existem auxílios financeiros para moradia com editais da PROAE, para alunos carentes, mas não há especificamente (fisicamente) uma moradia estudantil.
15. Como faço para participar dos editais de assistência estudantil?
Resposta: Os editais de assistência são de responsabilidade da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e são divulgados no site do setor.
16. Como faço para ter acesso a Internet nos espaços do UNIPAM?
Resposta: O acesso é criado com o e-mail institucional no início do semestre, mas demora um tempo para ser processado. Ao ter o usuário criado, em seu primeiro acesso, o aluno deve entrar no portal do Unipam e ir na opção para recuperar a senha, utilizando o e-mail institucional. O aluno receberá no e-mail, o login e a nova senha. Caso ainda esteja com problema, o aluno deve entrar em contato com a coordenação para verificar se a solicitação foi processada ou para receber instruções.
17. Como faço para acessar o portal do estudante?
Resposta: O acesso é realizado com o ID UFU no site https://www.portalestudante.ufu.br/
18. Tem semana de saco cheio?
Resposta: Não, não há semana de saco cheio. Os recessos e aulas seguem o calendário acadêmico, divulgado no site da UFU.
19. Onde são as aulas práticas?
Resposta: As aulas práticas podem ocorrer em diversos locais. Deve-se consultar os horários de aula, que possuem indicação de onde é o local de cada disciplina. As informações sobre os locais físicos e seus endereços, estão no site do curso.
20. Como ingressante do primeiro período, posso faltar os 10 primeiros dias do semestre?
Resposta: Não, é obrigatória a presença em 75% das aulas dos 10 primeiros dias. Em caso de imprevistos excepcionais, entre em contato com a coordenação do curso.
21. Como criar a ID UFU?
Resposta: É necessário ter o seu número de matrícula e acessar o site do ID UFU. Clique em "Escolha seu vínculo com a UFU" e escolha a opção "Aluno", e informe seu número de matrícula e realize os procedimentos necessários. Quando solicitado o e-mail, é necessário ser o mesmo fornecido no ato da matrícula. Caso não lembre o e-mail utilizado ou se está apresentando erro, entre em contato com a coordenação.
22. Como faço para pegar assinatura no atestado de matrícula?
Resposta: Não é necessário. Dentro os tipos de atestados gerados no portal do estudante, para fins de comprovação em outros locais, é necessário gerar o que consta como "validável".
23. Qual o mínimo de disciplinas que posso matricular?
Resposta: Para alunos ingressantes, é o primeiro período inteiro, com exceção de casos excepcionais justificados. Para as matriculas seguintes, é necessário estar matriculado em ao menos 2 disciplinas (3 se recebe assistência estudantil), com exceção se faltar apenas uma disciplina para finalizar o curso.
24. Quais materiais eu levo para as aulas?
Resposta: Para um primeiro momento, apenas materiais para anotações. Consulte os professores de cada disciplina na primeira semana de aula, eles irão informar o que é necessário para o semestre. Em geral, não é preciso comprar nada muito específico.