Acontece

Pesquisas do curso de Telecom Patos de Minas serão apresentadas na Austrália

Estudos sobre bloqueadores de conexão serão apresentados no International Conference on Signal Processing and Communication Systems (ICSPCS), na Austrália
por Gabriela
Publicado: 15/10/2024 - 13:53
Última modificação: 15/10/2024 - 13:58

 

Por: Aléxia Vilela
(https://comunica.ufu.br/noticias/2024/10/pesquisas-da-ufu-sobre-comunicacao-sem-fio-serao-apresentadas-na-australia)

 

Trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU), em parceria com autores estrangeiros, serão apresentados na International Conference on Signal Processing and Communication Systems (ICSPCS), na Austrália. As pesquisas abordam temáticas de tecnologias de expansão e bloqueio de conexões sem fio.

Promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), o ICSPCS é um evento de relevância internacional no processamento de sinais e sistemas de comunicação. Para o professor André dos Anjos, da Feelt/UFU, que coordenou os estudos, a seleção desses trabalhos reforça a internacionalização da universidade: “Essa experiência coloca os alunos em contato com pesquisa de ponta, estimulando-os a se tornarem futuros pesquisadores, o que é essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país”, destaca.

 

Conheça as pesquisas

Diante da rápida evolução nos serviços de telecomunicação, o estudo “Sensoriamento Espectral Cooperativo em Cenários de TVWS com Desvanecimento e Ruído Impulsivo” teve como objetivo a expansão das redes de comunicação sem fio, sobretudo em áreas remotas e com pouca cobertura. O trabalho desenvolvido “visa otimizar o uso do espectro de frequências, que, embora destinado a serviços como TV, muitas vezes fica ocioso. Essas faixas apresentam características favoráveis para a comunicação de longo alcance, essenciais para expandir a cobertura de sistemas 5G e futuros sistemas 6G”, explica o docente.

A pesquisa foi conduzida por André Anjos, em parceria com os alunos de graduação Luiz Miguel Borges e Diogo Arvelos, além do professor do Instituto Nacional de Telecomunicações, Rausley de Souza, e do professor da Universidade de Sydney na Austrália, Younghui Li. De acordo com o docente da UFU, estabelecer parcerias com pesquisadores experientes e de alto nível impulsiona os trabalhos a evoluírem de forma rápida e potencializa sua profundidade.

Já o artigo de língua inglesa “Investigating the Effects of Intentional Interference on Conventional and Spread Spectrum Systems” investiga diferentes técnicas de bloqueios de sinal que podem interferir em sistemas de telecomunicação. “Bloqueadores de sinal são dispositivos que transmitem na mesma frequência que o sistema-alvo com o objetivo de interromper a comunicação”, esclarece Anjos. 

Desenvolvido pelo professor da UFU, em colaboração com o ex-aluno da UFU, Murilo dos Reis, e o professor Rausley, o trabalho possibilita a criação de bloqueadores eficientes para impedir certos tipos de comunicação. O estudo contribui na busca em identificar qual técnica de interferência é mais eficaz para atuar nos bloqueios.
 

Desenvolvimento acessível

Dando continuidade a este último estudo, outro estudante da Feelt/UFU, Mateus Lorêdo, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, busca implementar um protótipo de bloqueador de sinais de baixo custo, com capacidade de selecionar múltiplas técnicas de interferência. "Sempre buscamos por soluções que sejam tanto eficientes quanto economicamente viáveis, e o projeto desenvolvido em conjunto com o Mateus reflete essa abordagem”, explica o professor.

Futuramente, o equipamento criado pelo discente pode ser fundamental em diversas ações de segurança pública, como no bloqueio de ligações realizadas por detentos em presídios ou de drones para a execução de atentados e ataques terroristas.

 

Mateus desenvolvedor do bloqueador.

O bloqueador de Mateus Lorêdo é capaz de implementar várias técnicas de interferência de bloqueio em um único equipamento. (Foto: acervo pessoal)

Ambos os trabalhos serão apresentados entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2024, em Gold Coast na Austrália, no ICSPCS. As pesquisas receberam financiamento parcial pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no âmbito do projeto "Redes mineiras de pesquisa em 5G e 6G", que conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e UFU.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.