Estágio Supervisionado

por Portal FEELT
Publicado: 25/05/2018 - 15:02
Última modificação: 03/09/2020 - 15:58

O estágio é uma forma importante de intercâmbio entre a Universidade e a Empresa. Ele apresenta-se como uma oportunidade para que o estudante possa aplicar seus conhecimentos acadêmicos, aprimorando-os, qualificando-se para o exercício profissional. Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Espera-se que o estudante faça do estágio uma oportunidade para o seu engrandecimento, assim como também de divulgação da qualidade e potencial dos profissionais formados por esta Universidade.

Para o estudante do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica iniciar o estágio supervisionado obrigatório é necessária uma carga horária de 2.300 horas integralizadas do curso. Para iniciar o estágio não-obrigatório a carga horária necessária é de 600 horas. Não é necessária a matrícula para realizar estágio não-obrigatório.

Para formalizar o estágio (tanto o obrigatório como o não-obrigatório) são necessários os seguintes procedimentos listados a seguir.

1- Elaborar Plano de Estágio em conjunto com o Supervisor na empresa e o Orientador na FEELT . O modelo de Plano de Estágio está em anexo.

2 - Preencher o Termo de compromisso em anexo. Este termo somente é necessários para as empresas que não possuem contrato próprio. Existem outros termos dependendo do tipo de estágio.

3 - Colher assinatura do coordenador de estágio no Termo de Compromisso (ou contrato). Com o termo/contrato assinado, o aluno deve dar entrada no bloco A (setor de atendimento ao aluno) para encaminhar ao Setor de Estágio que vai assinar o documento final (Termo de Compromisso);

4 - Todo este processo tem que ser realizado com, no mínimo, 3 a 5 dias de antecedência com relação ao primeiro dia de estágio. O estágio somente pode ser iniciado após esta documentação estar devidamente registrada.

5 - A matricula na disciplina pode ser realizada inclusive no período de férias. Para matricular em estágio (férias ou não), o estagiário deve solicitar no atendimento ao aluno, anexando o Plano de Estágio (item 1) com a assinatura do coordenador de estágio. 

O atual coordenador de estágio é o Prof. Paulo Henrique Oliveira Rezende (paulohenrique.rezende@ufu.br). Todas as dúvidas e demais informações a respeito do estágio devem ser tratadas diretamente com o respectivo docente.

Em decorrência da pandemia do COVID-19

Alguns procedimentos referentes aos estágios sofreram alteração devido a Pandemia COVID-19. Essas informações podem sofrerem atualizações conforme o cenário local e nacional, sendo que a melhor forma de acompanhar é acessando o site da Prograd no endereço eletrônico http://www.prograd.ufu.br/estagio.

Dentre as principais alterações, pode-se destacar:

I – Todas as assinaturas podem ser na modalidade digitalizadas ou digital;

II – A comunicação com o coordenador de estágio deverá ser feita pelo e-mail: paulohenrique.rezende@ufu.br;

III - Segundo a decisão do “DESPACHO DECISÓRIO Nº 2/2020/PROGRAD/REITO”, todo processo de estágio obrigatório deverá passar pela avaliação dos Colegiados de Cursos e pelo Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Dessa forma, após a devolução do termo de compromisso assinado pelo coordenador de estágio, o estudante deve solicitar pelo Portal do Aluno um pedido (“Recurso ao Colegiado”). Nessa solicitação o estudante deve anexar o termo de compromisso e plano de estágio devidamente assinados e carimbados. Esse processo poderá levar até 02 (dois) para conclusão, logo deverá ser observado a data de início do estágio por parte do estudante.