Curso

Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

por Portal FEELT
Publicado: 28/11/2017 - 17:00
Última modificação: 11/12/2018 - 10:52
Sobre o curso: 


O curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia foi autorizado em 1970 e o primeiro vestibular realizado em 1971. O curso formou a sua primeira turma em 1975, e desde então já preparou mais de 2000 profissionais em Engenharia Elétrica que atuam no mercado de trabalho em uma grande diversidade de atividades, desempenhando importante papel na geração, transmissão, distribuição e no uso final da energia elétrica. O curso promove ampla capacitação para trabalhar em todos os segmentos da profissão como, por exemplo, projetos, execução de obras, desenvolvimento de tecnologia, concessão de energia elétrica, comissionamento, órgãos reguladores do sistema elétrico brasileiro, dentre outros, sempre considerando a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Também são oferecidas oportunidades de intercâmbio e mobilidade nacional e internacional, inclusive a possibilidade de obter o duplo diploma com instituições francesas. Muitos estudantes têm se beneficiado positivamente destas oportunidades, oferecidas através dos Programas de Internacionalização, como a BRAFITEC. Além disso, o estudante pode complementar sua formação e desenvolver outras habilidades se envolvendo com os trabalhos de consultoria e prestação de serviços da Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Elétrica (CONSELT) ou do Programa Educacional Tutorial (PET Engenharia Elétrica) e, ainda, do Diretório Acadêmico, que juntos promovem eventos que aproximam as empresas aos alunos, realizam cursos de apoio e de qualificação aos estudantes, além de extensão universitária, projetos sociais e apoio a Faculdade de Engenharia Elétrica em vários aspectos do processo ensino-aprendizagem.

Com uma equipe de docentes e técnicos altamente qualificada, o curso tem carga horária total de 3.810 horas distribuídas ao longo de cinco anos, compreendendo aulas teóricas e práticas em laboratórios adequados ao cotidiano do engenheiro. O Curso oferece formação atualizada e contextualizada com as necessidades do mercado de trabalho e, por meio da interação com o programa de Pós-Graduação, é possível o envolvimento em projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, em que as potencialidades pessoais de cada um no que concerne ao empreendedorismo e inovação são motivadas e desenvolvidas.

Horário de atendimento: 
De segunda-feira a sexta-feira das 07h às 12h e das 13h às 17h.
Coordenador(a): Carlos Eduardo Tavares
+55 34 3239-4708
Secretaria
Suzana Rosa Arantes
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1E - Sala 101
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902