Matrículas (Telecom Patos)

 

Os ingressantes do 1º período do curso são matriculados automaticamente, contudo, a partir do 2º período na universidade é necessário realizar o procedimento de matrícula antes do início do semestre, sob o risco de perda de vaga.

O procedimento pode ser dividido em 3 etapas que tem datas definidas previamente no calendário acadêmico da UFU:

  1. Matrícula Oficial via Portal - é a solicitação inicial realizada pelo próprio aluno, via portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ . Esse procedimento não envolve a coordenação e é processado automaticamente. O sistema tende a matricular obrigatoriamente nas disciplinas de menor período e a não mostrar disciplinas de períodos avançados. Como o procedimento é automático, as vezes disciplinas de menor período acabam ficando sem vaga por um excesso de matrícula "forçada".
     
  2. Ajuste de Matrícula via Portal - é a oportunidade para ajustar as matrículas que não deram certo no primeiro momento. Aqui é possível pedir remoção de disciplinas e adição de outras, tudo via portal do aluno. O sistema faz um pré-processamento, mas o coordenador tem oportunidade de barrar algumas escolhas. Nessa etapa também é possível fazer a solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos.
     
  3. Ajuste de Matrícula com o Coordenador -  essa etapa é manualmente feita junto com o coordenador e não é feita via portal. No nosso curso, o coordenador estabelece algumas datas, geralmente antes do início das aulas e na 1ª semana de aula, para realizar esse ajuste (presencialmente e/ou remoto). É possível adicionar ou remover disciplinas, e consertar qualquer problema que tenha ocorrido nas etapas anteriores.

 

1. Onde eu vejo se a matrícula deu certo?

Resposta: É possível via portal do aluno, olhando a situação no atestado de matrícula ou no histórico escolar. Com exceção do ajuste com coordenador, nenhuma das outras etapas ocorre imediatamente e levam dias para serem processadas.

 

2. Tem disciplinas que batem só um horário, não tem como fazer? 

Resposta: Não, o sistema bloqueia automaticamente. Só é possível matricular em disciplinas que não chocam nenhum horário.

 

3. Posso fazer a prática sem fazer a teórica?

Resposta: Não, as disciplinas práticas no nosso curso tem co-requisito. Para matricular na prática, é necessário fazer a matrícula ao mesmo tempo a teórica ou ter passado na teórica.

 

4. Não apareceu disciplina X, Y, Z na matrícula e agora?

Resposta: As vezes acontece, por bug no sistema ou pela disciplina ser de períodos avançados. Matricule e ajuste o máximo que der e o que ficar pendente, ajusta junto com o coordenador sem problema.

 

5. Perdi o primeiro e/ou o segundo prazo, o que acontece agora?

Resposta: Desde que esteja no período de ajuste com o coordenador, ainda é possível matricular. Contudo, se todos os prazos se encerrarem, o aluno é considerado desistente e é aberto o processo de perda de vaga pelo setor responsável.

 

6. Não apareceu o botão para confirmar no portal durante a matrícula/ajuste, é isso mesmo?

Resposta: Sim, desde a atualização no final de 2023, o sistema do portal do aluno não possui mais o botão de confirmar.

 

7. Quais disciplinas eu escolho para fazer a matrícula?

Resposta: Não há uma resposta única, pois cada caso é um caso. Mas generalizando, procure fazer as de menor período e/ou disciplinas que iniciam cada eixo temático do curso, pois os conhecimentos delas são necessários no restante do eixo. Algumas disciplinas chaves: Circuitos Elétricos 1 e Eletrônica Analógica 1, Sinais e Sistemas, Comunicações Digitais 1, Redes de Computadores, Circuitos Elétricos Polifásicos e Eletromagnetismo. Todas as disciplinas de cálculo/matemática também são fundamentais, pois servem de base para os cálculos realizados nas disciplinas posteriores.

 

8. Qual o mínimo e máximo de disciplinas que posso matricular?

Resposta: O mínimo é 2 disciplinas, para manter o vínculo. O máximo, por norma, é 34 horas semanais (40h se for formando). Contudo, pensando em uma pessoa normal, com a sanidade mental em dia, recomenda-se o valor máximo de 27 horas semanais  (média de 6 a 9 disciplinas por semestre, considerando as práticas), conforme o planejado no PPC do curso.

 

9. É normal a matrícula em disciplinas de outros cursos demorar?

Resposta: Sim, o procedimento geralmente é feito pelo coordenador (no curso de destino) após processar todas as matrículas locais, para saber se há vagas. Todo processo é a critério deste mesmo coordenador, que pode também pode recusar a solicitação. Após essa etapa, o processo volta para o coordenador do curso de origem, que também deve aprovar. Geralmente todo esse procedimento somente finaliza após início das aulas.

 

10. Alguma nova disciplina vai ser ofertada depois do período de matrícula? 

Resposta: De forma geral, não. Contudo, há uma exceção para os casos de prováveis formandos, onde o Colegiado pode autorizar e aprovar turmas extras para possibilitar a formatura do aluno no semestre atual.

 

11. Como sei se sou provável formando?

Resposta: É um pouco subjetivo, mas o aluno deve ser capaz de finalizar todas as pendências no semestre corrente. Por exemplo, aluno que está devendo PFC1 não é um provável formando, pois necessita de pelo menos mais 1 semestre para finalizar o PFC2. Para mais informações, ver as dúvidas frequentes sobre Provável Formandos.