Iniciação Científica (Telecom Patos)

A Iniciação Científica (IC) é a oportunidade do estudante de aprofundar em um tema e entender como funcionam as pesquisas científicas. A iniciação científica é realizada de forma institucional e não é algo específico de cada curso, mas pode ser validada como horas complementares no curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas.

As informações detalhadas sobre Iniciação Científica são disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (PROPP).

Existe a modalidade de Iniciação Tecnológica (IT) que é praticamente idêntica à IC, mas possui o objetivo final de desenvolver um produto.

Todas as considerações abaixo sobre a IC, também podem ser levadas em conta para à IT.

Ambas as modalidades são regidas por editais próprios, publicados no site da PROPP.

 

1. As ICs e ITs são remuneradas? 

Resposta: Existem as duas modalidades, voluntária e remunerada. Na voluntária, a IC e a IT são consideradas no mesmo edital, não havendo diferenciação. Todos os formatos são regidos por editais.

 

2. Tem diferença entre a voluntária e a remunerada?

Resposta: Sim, de forma geral, as voluntárias são em fluxo contínuo, mas o envio da documentação ocorre em certos momentos no ano, podendo ser retroativo. Não há concorrência, apenas a formalização. Contudo, as remuneradas passam por um processo de concorrência e avaliação em várias etapas. Geralmente o edital é lançado no início do ano (por volta de março), o resultado em torno de julho/agosto e o início dos trabalhos em torno de setembro/outubro.

 

3. Qual o valor da bolsa? Posso acumular bolsas?

Resposta: Os valores dependem do edital e da agência financiadora. Com exceção das bolsas de assistência estudantil (moradia/alimentação), não é permitido o acúmulo de bolsa (com IC, Extensão, Monitoria ou outras modalidades).

 

4. Como eu começo uma IC?

Resposta: Atualmente a proposta de IC é feita pelo orientador no sistema de iniciação científica. Portanto, é fundamental conversar e estabelecer o tema com um orientador. Recomendamos verificar uma área de interesse e ou propor um tema para orientador ou verificar se o orientador já possui um tema definido. No edital de bolsas, cada orientador pode submeter apenas uma proposta de IC e uma de IT, mas pode indicar 3 alunos por projeto. No voluntário, cada orientador pode ter 2 propostas rodando simultaneamente, com até 3 alunos em cada. 

 

5. Como funciona a IC?

Resposta: De forma geral, é necessário dedicar 20 horas semanais para à IC. Mas os detalhes e a forma de trabalho, variam de orientador para orientador, assim como o local de trabalho. Muitos exigem que a jornada de trabalho seja realizada no laboratório de pesquisa. A ideia principal é despertar o interesse pela pesquisa e pelo meio acadêmico.

 

6. Qual é o prazo de uma IC? E o certificado? 

Resposta: A IC tem duração mínima de 6 meses e máxima de 1 ano. Não há limite de quantas ICs podem ser realizadas ao longo do curso. O certificado é gerado, após a entrega do relatório final, pela PROPP. 

 

7. Posso continuar o assunto da IC no Projeto Final de Curso?

Resposta: Não há nenhum impeditivo, apenas a recomendação de expandir a IC, não usando exatamente os mesmos resultados do trabalho desenvolvido na IC.