Ingressantes (Telecom Patos)

 

Bem vindo ao curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas. Aqui estão a maioria das questões feitas pelos ingressantes todo semestre. 

Aproveite para conhecer todo o site e para entrar em contato com a coordenação, se estiver com dúvidas sobre algum procedimento.

 

1. Como funcionam as disciplinas?

Resposta: O professor de cada disciplina é a autoridade máxima em relação à sua aula, a não ser que ele esteja descumprindo alguma norma, ninguém pode interferir.  O professor deve apresentar o plano de ensino na primeira semana de aula e segue esse planejamento. Para passar em cada disciplina, precisa ter nota final de pelo menos 60 pontos e obrigatoriamente, 75% de frequência. Há um choque nos primeiros períodos com as reprovações, mas é algo relativamente comum e não é o fim do curso, nem acarreta grandes problemas além de um possível atraso para formar.

 

2. Se eu reprovar em uma disciplina eu reprovo de ano?

Resposta: Não, se não houverem requisitos (como a maioria das nossas disciplinas), cada uma é independente da outra.  Ou seja, você pode estar em algum momento fazendo disciplinas do 1º que ficou devendo, cursando a maioria do 5º período e adiantando algumas do 9º período, por exemplo. Para formar, tem de cumprir todas as disciplinas, a ordem é uma recomendação baseada nos conhecimentos exigidos em cada uma e a carga de estudos.

 

3. O que é o plano de ensino?

Resposta: O professor deve apresentar o plano de ensino na primeira semana de aula aos alunos, que nada mais é que o planejamento de como vão ser as aulas, quantidade e data das avaliações, dentre outras informações. O professor precisa da anuência dos alunos e deve seguir esse planejamento durante todo o semestre. Qualquer alteração, tem de ser em comum acordo com todos os alunos matriculados e o professor. 

 

4. Há alguma coisa similar ao Colégio?

Resposta: Possivelmente a resposta é não. Não há "recreio", nem uniforme e/ou sinal. Ninguém vai ficar lembrando ou cobrando as entregas das disciplinas, nem segurando o aluno dentro de sala. Cada professor determina suas regras de boa convivência e muita coisa é resolvida na conversa entre aluno e professor, mas de forma geral, todos consideram que estão lidando com adultos que sabem as consequências das suas escolhas.  O "boletim" é o histórico escolar e pode ser gerado a qualquer momento no portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ .

 

5. Onde eu acho informações e faço solicitações?

Resposta: O site do curso é a principal fonte de informações. Mas também pode perguntar presencialmente na coordenação ou remotamente no WhatsApp da coordenação.

Em relação às solicitações, a maioria é feita via portal do aluno https://www.portalestudante.ufu.br/ ou via e-mail da coordenação telecom_patos@eletrica.ufu.br .

 

6. Meus pais podem fazer solicitações pra mim? Ou pedir minhas informações?

Resposta: A partir de 18 anos, todas as solicitações devem ser obrigatoriamente feitas pelo aluno, a não ser quando feitas por procuração. A coordenação não pode e não repassa informações pessoais, sem a expressa autorização do estudante. As solicitações via portal do aluno são todas realizadas sob login e senha pessoal do aluno.

 

7. Posso pedir transferência de curso?

Resposta: O processo de transferência depende dos processos definidos na instituição para onde você deseja ir. Nos processo de transferência interna na UFU, é feito edital com provas classificatórias e geralmente exigem que os alunos tenham cumprido todas as disciplinas dos 2 primeiros períodos e que não esteja no final do curso. A coordenação não tem qualquer participação nesse processo.

 

8. Como eu faço pra me candidatar para projetos?

Resposta: Assim como as disciplinas, cada projeto tem regras próprias, tanto de ingresso quanto de exigências. Caso se interesse em algum projeto, entre em contato com o coordenador do projeto ou outros alunos do projeto, para obter mais informações. A maioria dos projetos pedem que o aluno esteja pelo menos no 2º período.

 

9. Como entrar em contato e/ou receber informações?

Resposta: No nosso curso, para repasse das informações usamos a lista de emails, na qual o aluno será adicionado ao fazer o e-mail UFU e o grupo de WhatsApp (comunidade do curso - https://bit.ly/comunidade_telecom ). O grupo de alunos é para repasse de informações e o de Ingressantes para vocês perguntarem. É possível entrar em contato com a coordenação do curso por e-mail telecom_patos@eletrica.ufu.br ou via WhatsApp (34) 3821 0588.  Também temos o Instagram do Curso. A coordenação do curso fica no 4º andar do bloco G, sala 414.

 

10. Como fazer para ter uma declaração, comprovando que eu faço faculdade?

Resposta: É o atestado de matrícula validável, somente é possível solicitar via portal do aluno. Essa opção pode ficar indisponível ou com erro entre o término de um semestre e a data de matrícula do semestre seguinte.