Estágio Supervisionado

by Portal FEELT
Published: 25/05/2018 - 15:07
Last modification: 20/07/2020 - 10:14

1) Introdução sobre o estágio

O estágio é uma forma importante de intercâmbio entre a Universidade e a Empresa. Ele apresenta-se como uma oportunidade para que o estudante possa aplicar seus conhecimentos acadêmicos, aprimorando-os, qualificando-se para o exercício profissional. O estágio é regulamentado pela Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 ( Lei Federal de Estágio) e pela Resolução Nº 24/2012, do Conselho de Graduação ( Normas Gerais de Estágio de Graduação). Para o Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Campus Santa Mônica), as normas complementares para a realização de Estágio Supervisionado estão dispostas na Resolução Nº 02/2017 do Colegiado do Curso. Para maiores informações sobre estágio, entre em www.prograd.ufu.br/estágio.

2) Instruções para iniciar um estágio na UFU

Deve ficar claro ao estudante que duas instâncias independentes devem aprovar o seu: (i) administrativamente, no “setor de estágio” vinculado a reitoria e (ii) academicamente, vinculado a Faculdade de Engenharia Elétrica sob a responsabilidade de um professor do curso de Eng. Eletrônica e Telecomunicações doravante designado como “coordenador de estágio”. Na sequência, seguem os passos necessários para que o estudante tenha seu estágio reconhecido pela UFU em ambas vertentes (administrativa e acadêmica).

A. Antes de mais nada, confirme se você já atende as exigências mínimas feitas pelo seu curso para iniciar um estágio obrigatório. Para o Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Campus Santa Mônica) você precisa ter cursado pelo menos 2.300 horas (seu histórico escolar atualizado conta quantas horas você já cursou). Observação: caso não tenha esta exigência atendida, e mesmo assim você ainda deseja fazer o estágio, poderá fazê-lo. Contudo, ele será considerado como "estágio não obrigatório" e por isso será reconhecido no curso como "atividade complementar". Assim sendo, posteriormente você terá que fazer um novo estágio que deverá se enquadrar na categoria "estágio obrigatório".

B. Entre no site www.prograd.ufu.br/estagio e procure o documento "Termo de Compromisso Estágio Externo Obrigatório (TCE)". Com base nisto, proceda:

            B.1. Preencha o termo por completo (não deixe nenhum campo em branco). Se tiver dúvidas, procure o coordenador de estágio.

            B.2. O TCE solicita o nome das seguintes pessoas: (i) supervisor (pessoa na empresa que supervisionará suas atividades) e (ii) um "professor orientador" ou "coordenador". Neste último caso, o professor pode ser qualquer um do seu curso ou o próprio coordenador de estágio.

            B.3. Após preencher todo o documento, faça a impressão de 4 cópias preenchidas e assine todas elas (são aceitos apenas documentos originais).

Observação: quando for inserir a data de início de estágio, certifique-se de que seja uma data de início com pelo menos 7 dias úteis após a data em que você pretende despachar o TCE para análise. Isso acontece porque a UFU não aceita a análise de TCE de estágios que já estão em andamento.

C.  Preenchido o TCE, procure um professor tutor (qualquer docente do curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações) para assinar as 4 vias do TCE. Caso contrário, se você designou como professor tutor o próprio "coordenador de estágio", proceda para o próximo passo desta lista.

D. Procure o coordenador de estágio (contato no final desta página) para assinar as 4 vias do TCE. Esta assinatura é necessária pois o estágio é uma disciplina como qualquer outra e o responsável por ela (e seu diário e lançamento de nota) é o coordenador de estágio. Nessa etapa ele deverá:

            D.1. Questionar as atividades a serem desenvolvidas no estágio e verificar se elas são vinculadas ao seu curso de graduação e se a área é relevante para sua formação profissional (conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso).

           D.2. Caso o coordenador considere que a experiência profissional seja potencialmente válida, ele assinará as 4 vias do TCE e irá providenciar a sua matrícula nesta disciplina (no atual semestre ou em outro posterior).

E. Com as 4 vias do TCE assinadas pelo coordenador de estágio, pelo professor tutor e pelo seu supervisor na empresa, você deve enviar estes documentos ao "setor de estágio" da UFU. Para isto, vá a um destes locais: (i) setor de protocolo (bloco 3P, reitoria, piso térreo) ou (ii) setor de atendimento ao aluno (bloco 1A). Estas 4 vias serão analisadas no setor de estágio e, estando em conformidade, algum representante do setor de estágio assinará as 4 vias do TCE, registrando o estágio formalmente na UFU.

F. Depois de até 5 dias úteis, vá até o setor de atendimento ao aluno (bloco 1A) e retire as vias do TCE assinadas. Neste caso, 3 das 4 vias do TCE serão devolvidas (uma delas fica retida no setor de estágio). Neste momento, você já está apto a começar seu estágio.

G. Das três vias recebidas, encaminhe 1 via para o coordenador de estágio em até 10 dias após recebê-las assinadas do setor de estágio.Isso pode ser feito pessoalmente ou através da digitalização do TCE que deverá ser enviada para o email do coordenador de estágio. Ao encaminhar esta via, solicite que o coordenador de estágio te matricule na disciplina de estágio. Você pode também se inscrever nesta disciplina no período de matrículas.Lembre-se de que é o coordenador de estágio que deverá fazer a avaliação final do seu estágio e por isso ele deve ter toda a documentação. Ainda, a matrícula na disciplina de estágio, quando feita pelo coordenador de estágio, pode acontecer em qualquer momento do semestre!

Observações importantes:

            I. Lembre-se de que você ter uma carga horária mínima total de estágio de pelo menos 210horas. Ainda, é vedada a realização de cargas horárias diárias superiores a 6 horas, conforme legislação.

            II. Sempre que possível, solicite à empresa um contrato de estágio ou algum documento similar que deixe clara a relação contratual entre você e a empresa. Este documento poderá ser solicitado pela UFU a qualquer momento para verificação formal da atividade de do vínculo em questão.

        III. Em alguns casos, o setor de estágio da UFU pode solicitar da empresa uma " minuta de convênio de concessão de estágio". Por isto, tente organizar sua documentação o quanto antes possível.

3) Instruções para a conclusão do estágio

Durante seu estágio, tanto o professor tutor quanto o coordenador de estágio estão a sua disposição para auxiliá-lo nesta experiência profissional. Contudo, após o término, cabe ao tutor fazer a avaliação da pertinência profissional de sua experiência, uma vez que o estágio é uma disciplina. Para isto, ao concluir seu estágio, você deve entregar ao seu coordenador de estágio: 

A. Uma declaração da empresa onde você estagiou assinada pelo seu supervisor, onde ele deve atestar:

             A.1. Seu nome completo e identificação (número de CPF, RG ou matrícula);

             A.2. Período de realização do estágio;

             A.3. Quantidade de horas totais de estágio realizado;

             A.4. Atividades desenvolvidas no período (listagem ou descrição);

             A.5. Avaliação do seu desemprenho adotando-se uma das opções: ruim, regular, bom ou ótimo;

             A.6. Forma de contato com o supervisor para eventuais esclarecimentos;

             A.7. Quaisquer outras informações que ele(a) queira inserir na declaração.

B. Um relatório digital descrevendo e registrando sua experiência dentro da empresa, seguindo os seguintes passos:

             B.1. Formato: sugere-se que este relatório tenha entre 5 e 10 páginas úteis em fonte Times New Roman tamanho 11 (ou similar) e espaço simples. Você pode inserir fotos. Seja sucinto e informativo!

             B.2. Envio: deve ser feito para o e-mail do coordenador do estágio em formato pdf.

             B.3. Data: até 20 dias úteis antes do término do semestre letivo. O estudante que desejar, poderá entregar antes.

             B.4. Conteúdo a ser tratado no relatório: o formato é aberto, mas o coordenador de estágio orienta que o conteúdo contenha, pelo menos, as informações abaixo. Além destas, outras seções quaisquer podem ser criadas pelo estudante para fins de complementação. Tente registrar ao máximo suas atividades neste relatório para comprová-las com veemência.

                   I - Capa com folha de rosto e identificação do estágio (estudante, empresa, supervisor, período, setor, etc);

                  II - Resumo (até 500 palavras);

                 III - Sumário

                         1.Introdução: ramo de atuação da empresa ou setor onde desenvolveu as atividades;

                           2. Listagem e descrição das atividades desenvolvidas;

                           3. Conhecimentos adquiridos e relevância dos mesmos;

                           4. Vinculação do aprendizado na empresa com as disciplinas cursadas;

                           5. Considerações finais (caso haja) e sugestões à Universidade e/ou empresa.

Depois de entregues estes dois documentos, o coordenador de estágio avaliará (I) declaração do supervisor e (II) o relatório, para então emitir um parecer quanto a validade de seu estágio em até 10 dias úteis após o fim da disciplina de estágio. Relatórios classificados como ruins poderão ser devolvidos (por email) aos seus autores uma única vez para que estes tenham a oportunidade de adequá-los ao formato minimamente aceitável e entregá-los em até 5 dias corridos após o recebimento da solicitação de correção. Caso isto não seja feito, o estudante não terá seu estágio validado. Faz parte da avaliação do estágio (e qualquer outra disciplina do curso) sua capacidade de comunicação escrita.

Observações importantes:

           I- O estudante deve obter desempenho "bom" ou "ótimo" pelo supervisor da empresa para que possa pleitear aprovação do estágio;

          II- Mesmo que o supervisor tenha atribuído ao estudante avaliação adequada, caberá como avaliação final a análise feita pelo coordenador de estágio que também verificará seu relatório para emissão de um parecer final quanto a validade do estágio;

         III- Tanto o estudante quanto o coordenador de estágio podem solicitar uma apresentação formal das atividades do estágio para fins de esclarecimento e/ou detalhamento;

         IV- Relatórios ou documentos entregues em atraso não serão aceitos. Fique atento aos prazos e, em caso de dúvida, consulte o coordenador de estágio.

4) Contatos

    A) Coordenação de estágio

   B) Setor de estágio da UFU

   Para mais informações sobre estágio, casos especiais, procedimentos ou outros, entre em contato com o setor de estágio através dos contatos abaixo:

  • Email: sesta.diren@prograd.ufu.br
  • Telefones: (34) 3291-8984 e (34) 3291-8982
  • Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, bloco 3P (reitoria), sala 4, Campus Santa Mônica